quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - 1 - Parte do Corpo

Bom dia. Graça e Paz!

Como disse no post anterior, estou colocando as primeiras atividades/brincadeiras que já modifiquei para uso em aula de musicalização infantil. Por favor, observe a faixa-etária. Penso que uma atividade pode virar mil dependendo da criatividade do educador ou de quem a manipula. Explore as mais diversas possibilidades visando o desenvolvimento das crianças.

Mãos a Obra!

Aprender Brincando

Utilização para aula de Musicalização

Variações de brincadeiras de crianças de 3 a 3,5 anos

John Anders

1 – PARTE DO CORPO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Peça as crianças para encontrar as partes de vários instrumentos musicais, “cabeça e cauda”. Mas você também pode deixá-las inventar novos instrumentos em um segundo momento!

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM

  • Imagem corporal.
  • Classificação de instrumentos musicais diversos ou outros.
  • Desenvolvimento cognitivo/ capacidade de raciocínio.
  • Desenvolvimento motor fino.

Material:

  • Imagens de diversos animais (cavalo, vaca, ovelha, sapo, gato, cachorro, galinha, outros) e de instrumentos musicais diversos (violão, chocalho, piano, flauta, tambor, pandeiro, violino, guitarra, outros). *Figuras impressas ou recortadas de revistas ou jornais, a seu critério!
  • Tesouras sem ponta fina.
  • Colas ou grudes.
  • Folhas de cartolina de diversas cores e tamanhos.
  • O chão ou uma mesa grande.

O que fazer:

1. Mostre as figuras dos animais para as crianças e, se possível, conte uma história ou cante uma música sobre os animais para introduzir a lição.

2. Corte as imagens ao meio, separando a área da “cabeça” da área da “cauda”. *Claro que o educador pode utilizar outras palavras se desejar.

3. Coloque as metades que contém a cabeça no chão ou na mesa, na frente das crianças.

4. Espalhe e escolha uma das metades que contém a cauda para cada crianças, e peça a cada um para encontrar a metade correspondente.

5. Repita o mesmo procedimento com as figuras dos instrumentos musicais (desde o início).

6. Peça-lhe para colar todos os animais e instrumentos completos em duas folhas de cartolina (uma de animais, outra de instrumentos).

7. Repita até encontrar todos os animais e instrumentos.

8. Termine a colagem e coloque o cartaz em exposição na sala com título.


Variação:

  • Peça-lhes para juntarem deliberadamente a “cabeça” de um animal/instrumento à “cauda” de outro para criarem novos instrumentos esquisitos e engraçados! Peça a eles também para darem nome as suas criações!
  • Essa atividade pode ser feita com fontes sonoras diversas: objetos de casa, sons da natureza, sons da noite, sons da cidade, sons de meios de transporte, família de instrumentos (cordas, madeiras, metais, percussão, outros).
  • Escolha uma canção sobre os animais e instrumentos musicais utilizados na atividade, pesquise!
  • Se o tempo da aula for de 30 minutos, provavelmente você não conseguirá concluir a atividade. Se o professor preferir, ela pode ser feita em duas etapas: primeiro a parte dos animais, depois a dos instrumentos musicais. Até mesmo para as crianças não se cansarem.

***
CUIDADO!

Guarde a tesoura após utiliza-la e não deixe as crianças colocarem cola na boca e nem sujar as outras!


"Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus."

Hebreus 3:4

0 comentários: