quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - 2 - O Andar dos Animais

Bom dia, graça e paz.

Continuação da Série de Brincadeiras e Atividades "Aprender brincando"

Aprender Brincando

Utilização para aula de Musicalização

Variações de brincadeiras de crianças de 3 a 3,5 anos

John Anders

2 – O ANDAR DOS ANIMAIS

A criança vai curtir andar como os animais! Ajude-a a usar a imaginação para movimentar os braços, pernas, cabeça e corpo através da percepção de diversos andamentos.

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM

  • Percepção de mudança de andamento.
  • Desenvolvimento da pulsação interna.
  • Desenvolvimento da concentração.
  • Classificação de seres e objetos.
  • Expressão dramática.
  • Capacidade de imitação.
  • Expressão emocional.
  • Desenvolvimento motor global.
  • Socialização e desinibição.

Materiais:

  • Sala grande.
  • Livros ou figuras que mostrem animais com formas distintas de andar, como patos, caranguejos, rãs, cangurus, elefantes, lagartas, galinhas, coelhos, focas, cobras, passarinhos, tartaruga, outros.

O que fazer:

1. Produza as figuras de animais que você irá utilizar na atividade. Pode ser impressas ou recortadas de revistas ou jornais. Se possível, faça algo resistente como cartelas plastificadas para que as crianças possam tocá-las e vê-las sem danificá-las. Sem contar que você poderá utilizar as mesmas cartelas em outras atividades que postarei posteriormente.

2. Selecione os trechos de músicas eruditas com diferentes andamentos conforme os animais escolhidos. Você pode fazer uma montagem no *AUDACITY com os trechos utilizados para que as crianças não percam a concentração durante a mudança de faixa. EXEMPLO DE FAIXA COM ALTERAÇÃO DE ANDAMENTO.

3. Pode ser escolhido um livro de contos com as figuras (escolhidas) e uma história lúdica para iniciar a atividade.

4. À medida que for lendo o conto, peça à criança para tentar andar como os animais do livro (da história).

5. Ajude-as descrevendo os movimentos e mostrando-os, se necessário. Por exemplo: você pode lhe mostrar como o pato ginga ou bamboleia ao andar, como o caranguejo avança rapidamente andando de lado, como o canguru pula, como a galinha ataca quando acha que os filhotes estão ameaçados, como a foca desliza, como a cobra serpenteia, como os passarinhos pulam e batem as asas...

6. Coloque a música produzida e ande conforme o andamento da música imitando os animais escolhidos para a atividade. Ver exemplo na parte Variação.

Variação:

  • Para a atividade é necessário que o professor escolha três ou quatro figuras por aula e por trecho musical. LINK DE EXEMPLO > Disponibilizado por @Isabela@.
  • Ex.: tartaruga, lagarta e elefantes – representa o andamento lento / galinha, pato, rãs ou sapo – representam o andamento normal / rato, passarinho, lebre, coelho e caranguejos (andamento rápido). *Possíveis de ser mudado pelo professor.
  • Ex.: 1ª Aula – Tartaruga (lento – engatinhar) / galinha (normal – andar) / lebre (rápido – correndo)
  • Utilizar os braços e mãos para tornar a atividade ainda mais lúdica. Passarinho, galinha e pato – asas com os braços; Lebre – chifre com as mãos; Elefante – orelha com as mãos
  • Reveze com a criança na imitação do andar de um animal: você e ela vão ter que advinhar que animal o outro está imitando!
  • Coloque a faixa e ande como o animal correspondente ao trecho musical.
  • Não diga nada na hora da brincadeira, deixe com que as crianças percebam a mudança de andamento ou olhem para você e imitem até conseguirem perceber.
  • Torne o ambiente engraçado e divertido, sorria, faça caretas, faça um teatro para as crianças!

***CUIDADO!

Verifique se o espaço não tem nenhum obstáculo e se está em condições de higiene e limpeza para que as crianças coloquem as mãos no chão. Nessa caso, seria mais sábio colocar um tapete ou algo para as crianças brincarem por cima.

>>>>AUDACITY: programa de edição e gravação de áudio gratuito disponibilizado pela internet. Com ele fica fácil fazer colagens de trechos, mudanças de andamentos sem alteração de altura, alteração de alturas, adição de pausa ou silêncio, entre outras possibilidades úteis para a aula de musicalização. <<POST ANTERIOR>>

Shalon Adonay

1 comentários:

Isabela disse...

Olá John!

Olha, legal essa adaptação que você está fazendo com o livro! Muito bom... lá no meu blog eu tenho umas figuras de animais, acho que está no marcador Jogos... se chama Jogo dos Animais.

Dà uma olhada e se vc quiser disponibilizar a cartela com as fotos dos animais no seu blog pro pessoal fazer download, não há problema nenhum.

Abraços e até mais!