sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - 3 - Carrinho de Caixa

Boa noite, graça e paz.

Continuação da Série de Brincadeiras e Atividades:

Aprender Brincando

Utilização para aula de Musicalização

Variações de brincadeiras de crianças de 3 a 3,5 anos

John Anders

3 – CARRINHO DE CAIXA

Uma simples caixa pode transformar uma criança em um gênio criador que consegue fazer coisas incríveis com a cabeça e com o corpo!

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM

v Percepção de mudança de andamento.

v Desenvolvimento da pulsação interna.

v Percepção de irregularidade e regularidade.

v Percepção do silêncio.

v Desenvolvimento de concentração.

v Consciência corporal.

v Criatividade e imaginação.

v Desenvolvimento motor fino.

v Desenvolvimento motor global.

v Relações espaciais.

v Conhecimento dos meios de transporte.

Material:

  • Caixas grandes de mais ou menos metade do tamanho da criança.
  • Tesouras ou estiletes.
  • Fita isolante ou durex.
  • Pincéis atômicos, lápis creiom, tinta, adesivos, decalques, franjas.
  • Livros sobre meios de transportes: carros, caminhões, motos, aviões, navios, outros.

O que fazer:

  1. Produza uma faixa em casa com momentos distintos de andamento diferentes, silêncio e irregularidade e regularidade com o *AUDACITY (ou outro programa). Se possível, escolha trechos de músicas eruditas (uma valsa, uma sinfonia com momentos de silêncio, pesquise!).
  2. Escolha um conto ou um livro que aborde algo sobre esse assunto (meios de transporte).
  3. Leia o livro junto com as crianças e mostre as imagens a elas.
  4. Corte a tampa e o fundo de uma caixa grande, deixando somente as laterais intactas.
  5. Use a fita isolante para disfarçar irregularidades e reforçar os cantos, se necessário.
  6. Ajude a criança a decorar a parte externa da caixa para deixá-la parecida com um carro ou caminhão usando pincéis atômicos, tinta, adesivos etc (criatividade minha gente!).
  7. Depois que o carrinho estiver pronto, deixe a criança dar uma volta com ele em torno da sala ou do pátio.
  8. Para aumentar a curtição, você pode criar estradas definidas por cordas ou fitas adesivas, e colocar sinais de transito ao longo do caminho.
  9. Fabrique um para você também (lembre-se que a criança tem você como um referencial, portanto, não se acanhe! kkkkkk).
  10. Leve se possível um óculos escuro, capacete, ou outro equipamento para divertir e seduzir as crianças.
  11. Coloque a música para os alunos acompanharem com os "veículos".
  12. Deixe com que eles mesmos percebam a mudança de andamento (mudar velocidade do veículo), ou pelo som, ou por imitação ao ver você (no início é assim).
  13. Silêncio = parada!. Se fosse eu, colocaria momentos de silêncio repentinos na próxima aula quando for repetir a brincadeira. O silêncio vai ser o nosso STOP.
  14. Irregularidade = carro com defeito! Nas próximas vezes você pode colocar momentos de irregularidade no andamento (ou pulsação) e deixar com que eles enspontaneamente brinquem com esses momentos sonoros.
  15. Produza o som de buzinas, do motor, e outros. Torne a brincadeira divertida, use ao máximo a sua criatividade! Isso vai tornar a brincadeira muito mais divertida!
Variação:

ü Faça diversos meios de transporte em vez de carro.

ü Deixe com que as crianças troquem entre si.

ü Possibilidades: carro, moto, caminhão, barco, navio, avião, cavalo ou outro animal.

ü Dependendo do tipo de recurso e tempo, você pode fazer a atividade somente com o corpo sem a caixa, lembrando que a caixa é um recurso lúdico importante para esse tipo de brincadeira.

***CUIDADO!

Cuidado na hora de usar a tesoura ou o estilete com as crianças por perto. Depois de cortar as caixas guarde em um local seguro. Cuidado também com os obstáculos na sala. Coloque-os em lugares fáceis de desviar e sem perigo de quedas ou cortes.

Shalon Adonay.

0 comentários: