sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - 4 - O que é, o que é?

4 – O QUE É, O QUE É?

Se der dicas suficientes, as crianças vão adivinhar o que você está pensando em um instante! Dê-lhes também a chance de dar dicas para os coleguinhas adivinharem!

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM

v Classificação de seres, objetos ou instrumentos musicais.

v Percepção e exploração de timbres diferentes.

v Desenvolvimento cognitivo.

v Desenvolvimento do raciocínio.

v Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário.

v Criação de imagens mentais.

v Capacidade de resolver problemas e charadas.

Material:

  • Um lugar da sala com os objetos a serem utilizados.

O que fazer:

  1. Sentados em roda, escolha um objeto interessante e fácil de perceber, como uma estatueta de metal ou cerâmica que fique no local onde vocês estão.
  2. Diga às crianças que você esta pensando em um objeto desde local e dê-lhes dicas, como a cor, o tamanho ou a forma.
  3. Peça-lhes para tentar adivinhar o que é.
  4. Se elas não acertarem, dê outras dicas e peça-lhes para tentar novamente.
  5. Continue até elas adivinharem o que é.
  6. Deixe-as trocar de papel com você, escolhendo um objeto e dando dicas para a turma adivinhar o que é!
  7. Se for com instrumentos musicais, após adivinharem, deixe que cada um pegue o instrumento e explore rapidamente.

Variação:

ü Essa é uma brincadeira deliciosa para fazer quando estiverem começando uma atividade sobre instrumentos da bandinha (ou de percussão) – exploração de timbres - outras.

ü Dê asas a sua imaginação! Faça variações com figuras utilizadas nas aulas anteriores, cartelas, instrumentos musicais, meios de transporte.

ü Essa atividade também pode ser feita com um pedaço de TNT sobre os instrumentos, e dando-lhes as dicas, peça a eles que adivinhem qual é o instrumento pelo toque e som produzido. Não deixe que eles vejam!

***CUIDADO!

O objeto escolhido deve estar visível o tempo todo. Além disso, você não deve escolher nenhum objeto que possa ser perigoso.

Shalon Adonay.

0 comentários: