sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - 9 - Criar Uma Música

9 – CRIAR UMA MÚSICA

Incentive a criança a criar uma música e fazer sua própria partitura, como as partituras não-convencionais (aúdio-partituras).

TÓPICOS DE APRENDIZAGEM

v Desenvolvimento cognitivo.

v Desenvolvimento do raciocínio.

v Criatividade e imaginação.

v Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário.

v Seqüenciamento.

Material:

  • Revistas ou livros infantis baratos que tenham imagens.
  • Papel, cola, fita adesiva, tesoura e grampeador.

O que fazer:

  1. Recorte de oito a dez figuras de revistas ou livros infantis.
  2. Espalhe todas as figuras no chão de modo que vocês possam ver todas elas.
  3. Cole as figuras (uma por página) em folhas de papel em branco, deixando espaço suficiente embaixo para escrever algumas frases de cada melodia.
  4. Peça a criança para escolher uma figura, depois outra e assim por diante, até todas elas fazerem parte de uma pilha.
  5. Coloque uma folha de papel em branco em cima da pilha e grampeie as páginas.
  6. Peça à criança para observar a primeira figura e começar a contar uma história que tenha alguma relação com o que a imagem mostra.
  7. Escreva o que ela disser embaixo da figura.
  8. Vire a página e peça à criança para observar a segunda figura e continuar contando a história enquanto você escreve o que ela diz embaixo da imagem.
  9. Continue até chegar ao fim do livro.
  10. Peça-lhe para criar um título e escreva-o na folha de cima.
  11. Leiam a história.
  12. Junto com a criança, dê uma melodia inicial à história, depois deixe com que ela mesma improvise e criar as novas frases melódicas.
  13. Explique para ela que vocês fizeram uma partitura de uma música que ela acabou de criar!

Variação:

ü Peça a criança para contar uma história e anote-a. Depois peça-lhe para desenhar figuras relacionadas à história. Reconte-a depois que o livro estiver pronto e ajude-o a criar uma melodia para a história!

***CUIDADO!

Tome cuidado com o grampeador e a tesoura enquanto vocês trabalham juntos. Você talvez queira gravar a história em um gravador e depois mostrar para a criança compositora!

0 comentários: