terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Aprender Brincando - Penny Warner


Boa noite, graça e paz.

Ano retrasado (2009) eu comprei um livro que conheci pela internet. Procurando artigos para ler e estudar sobre Musicalização com crianças de 3 anos em diante no Google acabei achando este livro do Penny Warner "Aprender Brincando", Editora Ground LINK Google Books.
Pelo link pude ler um pouco do livro e logo após o procurei em alguma loja (que não me lembro mais) e o comprei por achar alguns pontos muito significativos para mim. Embora o livro não seja especificamente sobre Musicalização Infantil, o que me chamou mais atenção foi:
  • a sistematização e organização das atividades de forma progressiva;
  • a separação por idade ou faixa-etária (6 em 6 meses);
  • lista detalhada de materiais utilizados;
  • lista dos tópicos de aprendizado das crianças;
  • instruções passo a passo;
  • ilustrações elucidativas;
  • variações para a criança ter mais prazer, aprender mais, criar e improvisar.
  • dicas de cuidados para evitar acidentes;
  • clareza do conteúdo e praticidade;
  • possibilidade de conversão das atividades para se utilizar na aula de música!
Nunca é demais você ter várias "cartas na manga", principalmente quando se trata de musicalização com crianças de pré-escola. Nem sempre uma atividade ou brincadeira que você faz com crianças de colégio particular vai funcionar com crianças da rede pública. Ano passado eu pude ver que são dois universos diferentes...
Neste livro, além de inúmeras idéias para ajudar as crianças a desenvolver todo o seu potencial e ainda se divertir durante o processo, são abordadas atividades físicas criativas, tarefas de coordenação motora e equilíbrio, técnicas que promovem o desenvolvimento da oralidade, como expressar os sentimentos por meio da verbalização e atividades de interação e socialização que envolvem cooperação e saber dividir.
Ao todo o livro apresenta 150 idéias ilustradas de atividades e brincadeiras que podem facilitar o aprendizado e o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar (3 a 6 anos).
Como disse antes eu comprei o livro, gostei muito e estou desenvolvendo uma espécie de conversão para utilizá-lo em aulas de musicalização infantil. A partir de hoje vou começar a postar as variações das atividades e espero que possa ser útil e produtivo para quem trabalha com crianças dessa faixa-etária.
Começarei com atividades de crianças de 3 anos a 3 anos e meio. Espero que comentem e me ajudem a melhorar as propostas postadas.

Shalon Adonai.

"Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espirito do que o que toma uma cidade."
Provérbios 16:32

0 comentários: