terça-feira, 27 de setembro de 2011

Características das Crianças em cada Faixa Etária - parte 2

O Desenvolvimento da Criança: de 12 aos 18 meses


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação


● Crescimento geral menos acelerado, maior e melhor coordenação muscular.

● Mostra interesse por toda espécie de atividade.

● Usa da imitação.

● Compreende o significado das palavras.

● Maior capacidade de contato social.

● Capaz de distinguir sons repetidos e rítmicos.

● Tem rudimentar noção de espaço.

● Não dispõe ainda da compreensão de causas e conseqüências.

● É egocêntrica.

● Pegando, apalpando, ela está descobrindo o tamanho, a forma e a mobilidade de tudo no seu mundo.

● Repetir rotinas, horários; mesmo lugar para os jogos e atividades.

● Deixá-la com outras crianças.

● Proporcionar oportunidades para ouvir músicas.

● Guarda “com” ela os seus brinquedos e roupas.

● Não repreender se a criança não compreendeu o que não pode fazer.

● Compreender que a criança considera ainda seus brinquedos como parte dela e os defende como tais.


O Desenvolvimento da Criança: de 2 e 3 anos


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação


● Melhor coordenação motora, tanto para flexão como para extensão. Controle do polegar.

● Maior progresso na linguagem.

● Interdependência das atividades mentais e motoras.

● Aprende, ainda, principalmente por imitação.

● Maior desenvolvimento da inteligência e poder de dedução.

● Memória mais desenvolvida.

● Negativismo acentuado.

● Habilidade maior para expressar emoções.

● Capaz de dramatizar (3 anos).

● Observação de detalhes.

● Atenção mais desenvolvida.

● A criança necessita de espaço para correr e pular. Deixar ao seu alcance tesoura sem ponta.

● Conversar normalmente com a criança. Não imitar a fala infantil.

● Oferecer espaços para o faz-de-conta.

● Ter paciência, pois é uma condição normal do crescimento. Evitar as oportunidades de alternativas: pôr o assunto em termos definidos, falar clara e simplesmente com ela.

● Dar oportunidades de dramatizar.

● Solicitar que descreva gravuras.


O Desenvolvimento da Criança: de 4 e 5 anos


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação


● Melhor coordenação dos músculos grandes. Pequenos músculos das mãos mais desenvolvidos.

● Capacidade para concentrar a atenção durante 15 – 20 minutos, aos 4 anos.

● Imaginação muito fértil.

● Tem senso de iniciativa; percebe que pode planejar, ter e executar idéias.

● Afetuosa – Curiosa.

● É capaz de concentrar a atenção por períodos mais longos, 20 – 40 minutos, a partir dos 5 anos.

● É mais seguro de si mesma, tem capacidade de autocrítica.

● Aparece o interesse pelo mundo fora do lar.

● Oferecer brinquedos para que possa exercitar seus sentidos e músculos.

● Contar histórias, ora reais ora fictícios, para que ela aprenda as diferenças.

● Responder sempre as perguntas.

● Ajudar a aceitar os limites necessários.

● Dar oportunidade para compartilhar experiências com a família.


O Desenvolvimento da Criança: de 6 e 7 anos


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação

● Maior amadurecimento neuromuscular.

● Vocabulário até 2.500 palavras.

● Faz perguntas sobre tudo que a rodeia.

● Tem iniciativa.

● Distingue melhor a realidade da fantasia.

● Curiosidade sexual mais acentuada.

● Período de transição entre individualismo e participação em grupos maiores.

● Mostra algum grau de pensamento abstrato.

● Aumenta o poder de concentração da atenção.

● Conhece e usa palavras descritivas e de ação.

● Maior capacidade de compreender, discutir e enfrentar situações emocionais.

● Dar tempo para completar as tarefas.

● Dar oportunidades para usar a iniciativa, deixando-a agir por si mesma.

● Encorajar a criança a tomar posse em grupos, mas não forçar.

● Contar e fazer contar histórias.

● Evitar chamar atenção, procurar colocar a criança à vontade. Evitar discussões.


O Desenvolvimento da Criança: de 8 e 9 anos


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação


● Aumento da coordenação dos pequenos músculos, apresenta maior habilidade manual.

● Demonstra maior habilidade em distinguir fatos de ficção.

● Direito da propriedade bem definido.

● Está desenvolvendo pensamento lógico.

● Maior habilidade em exprimir suas idéias, em definir seus problemas.

● Maior capacidade em aceitar críticas e em avaliar a si própria.

● Tem interesse em pertencer a grupo.

● Apresenta independência em relação à família.

● Oferecer trabalhos manuais e brinquedos / brincadeiras mais elaboradas.

● Proporcionar leituras selecionadas de acordo com as preferências e capacidades.

● Deve cuidar de objetos pessoais e do grupo.

● Orientar em generalizações, após várias evidências terem se apresentado.

● Estabelecer clima que permita à criança concordar e discordar.

● Orientar na apreciação do valor do outro, assim como no da própria criança.

● Estimular a aprendizagem de práticas sociais.


O Desenvolvimento da Criança: de 10, 11 e 12 anos


Características do crescimento e desenvolvimento

Orientação


● Bom controle de grandes e pequenos músculos, apresenta aumento acentuado da força manual.

● Coordenação visual e motora quase igual à do adulto.

● Aprecia medir força física e habilidade com os outros.

● Apresenta maior habilidade em generalizar e em pensamento crítico.

● Interesse em explorar e experimentar.

● Está apta a planejar com antecedência.

● Pronta a assumir maiores responsabilidades.

● Capaz de definir e compreender palavras abstratas.

● Capacidade para generalizações mais rápidas, segue mais facilmente argumentos lógicos.

● Maior sociabilidade.

● Nova visão do mundo, mostrando maturidade progressiva.

● Possibilitar recreação variada.

● Orientar quanto à competição.

● Procurar desenvolver atitude científica: fato X opinião.

● Dar oportunidade para organizar atividades / eventos.

● Orientar para estabelecer seus próprios objetivos e avaliar seu crescimento e sucesso.

● Conversar, discutir suas opiniões, trocando idéias e sugestões.

● Incentivar o diálogo com os colegas e outras pessoas.

● Orientá-la e apoiá-la em suas iniciativas, deixando-a assumir suas responsabilidades.

Regina Magna Bonifácio de Araújo

Pró-reitora de Graduação no Centro Universitario Metodista – IPA

Professora na Universidade de Juiz de Fora

Universidade de Campinas

Universidade Católica de Minas Gerais

Shalon Adonay


0 comentários: